Técnicos e gestores municipais e estaduais reúnem-se para discutir Plano de Ação do PDUI

27/12/2017 15h09 - Atualizado em 27/12/2017 16h03
Diretor-geral do Detran, Romeu Scheibe Neto, participou da reunião, nesta quarta-feira (27), no auditório do IJSN

Gestores municipais e estaduais reuniram-se com a coordenação técnica do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) a fim de discutir programas e ações de Mobilidade Urbana que integram o Plano de Ação do PDUI da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O evento fechou o ciclo de encontros de trabalho, que ocorreram neste mês de dezembro, com a finalidade de debater o Plano de Ação, que prevê metas de curto, médio e longo prazos para execução das ações definidas nos programas e políticas dos quatro eixos do Plano: ordenamento territorial, desenvolvimento econômico, meio ambiente e mobilidade urbana.

A diretora-presidente do IJSN e presidente do Comdevit, Gabriela Lacerda, presidiu a reunião, que também contou com a participação do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), Romeu Scheibe Neto. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Cariacica, Guarapari, Viana, Vila Velha e Vitória e do Departamento de Estradas e Rodagem do Governo do Estado (DER-ES).

No primeiro momento da reunião, o diretor-geral do Detran estadual apresentou o Programa Voluntário de Monitoramento Logístico de Rochas Ornamentais, um projeto ainda em fase de estudos e que deve ser implementado no Estado com o objetivo de fiscalizar veículos de grande porte que trafegam pelas vias estaduais e federais no Estado.

De acordo com Scheibe Neto, o projeto visa a aumentar a segurança viária e prevenir acidentes por meio de um sistema de monitoramento via sensores instalados em pontos das vias, além de possibilitar a criação de um grande banco de dados sobre veículos e tráfego diário que poderá ser compartilhado entre órgãos e atores estaduais e municipais.

Em seguida, os coordenadores do PDUI, juntamente com a diretora e os demais presentes, debateram o Plano de Ação, dando continuidade ao primeiro encontro de trabalho que discutiu o tema da mobilidade urbana, no último dia 18. Nos dias 19 e 22, técnicos e gestores municipais e estaduais também se reuniram no auditório do IJSN para debater as ações referentes ao desenvolvimento econômico, ao meio ambiente e ao ordenamento territorial.